domingo, 13 de setembro de 2009

Eu, consumidor

Ainda é sobre o Catho, mas abrange a questão do respeito ao consumidor no Brasil.

Depois de tentar inutilmente cancelar meu contrato (aquele, da Promoção 7 Dias Grátis do Catho Online), e de ver o débito programado e não autorizado na minha conta bancária, resolvi protestar em todos os sites possíveis. No Brasil há vários, então saí postando alucinadamente a minha história, engrossando as fileiras das centenas de reclamações existentes na internet sobre o mesmo assunto. Poderia ter ficado aí, como ficaram as referidas centenas. Mas eu sou brigão. Quando vi que o "serviço" 7 dias grátis também estava sendo oferecido pelo Catho em Portugal, nem pensei duas vezes: entrei no site de reclamações do governo português e pus minha denúncia lá. En passant, escrevi também para o Correio da Manhã, jornal de grande penetração em terras lusas. Ato contínuo, pus minha reclamação no Correio Braziliense e mandei um e-mail para o Ministério Público.

Ah, também inseri minha contribuição no verbete "Catho", da Wikipedia. Após uma breve guerra de edições (o pessoal do Catho recusava-se a aceitar minhas edições e as apagava tão logo eu as inseria), acabei conseguindo o apoio dos mediadores e a edição ficou lá. É uma seção intitulada "Catho, PROCON e Ministério Público".

No primeiro dia útil seguinte, recebi um telefonema do Catho informando que, em atenção à minha postagem no Reclame Aqui, estavam cancelando minha assinatura e os débitos indevidamente lançados.

Puxa vida, não poderiam elegantemente ter-me poupado todo o trabalho? Por que não atender ao consumidor quando ele quer ser atendido pacificamente em uma demanda justa?

Alguém faça o favor de explicar-me o raciocínio que leva o fornecedor de bens e serviços a levar o cliente à loucura antes de atender ao seu pedido.

...

Em tempo: pedi e o Banco do Brasil aceitou cancelar o débito resultante da assinatura ("gratuita") feita por Yenny. Mas a pessoa que me telefonou do Catho pra informar sobre o cancelamento da minha assinatura disse que Yenny teria que ligar pra lá pra pedir o cancelamento da assinatura dela, ou eles continuariam enviando o débito pra minha conta. Ligar de novo? Vou ver o que acontece se eu aumentar a pressão. Entre os meus planos está um BO na Polícia Civil e uma reclamação formal no Procon-DF.

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